VENHA PARTICIPAR!
VENHA PARTICIPAR!

SOLICITE ADD (71)98811-9051

press to zoom
Mais Detalhes
Mais Detalhes

Josafa Macêdo (71)99256-8752

press to zoom
Seja Membro ParceirAço Bap
Seja Membro ParceirAço Bap

Confira os 03 Planos e seus Benefícios.. Contamos com Vocês!

press to zoom
VENHA PARTICIPAR!
VENHA PARTICIPAR!

SOLICITE ADD (71)98811-9051

press to zoom
1/33
71-98811-9051Participe!
00:00 / 00:11
LOJA-BAP -png
O BAHIA QUE VEJO.png
BapECBahia

Notícias/ECBahia

COLUNA: "O BAHIA QUE VEJO" EDIÇÃO Nº 12/2021 - C/ANTÔNIO JORGE MOREIRA GARRIDO


"O BAHIA QUE VEJO"
COLUNISTA: ANTÔNIO JORGE MOREIRA GARRIDO

COLUNA Nº 12

10 DE NOVEMBRO DE 2021.


Esta coluna reflete minha opinião de como VEJO o nosso clube, em campo e fora dele.

O tema dará título à Coluna.


Essa opinião será, sempre, apenas,


O BAHIA QUE VEJO!


✝️LUTO

B.A.P / BAHÊA AMOR PAIXÃO

Nossa Coluna começa nesta edição, mais uma vez com uma notícia muito triste para todo o grupo, foi assim no mês de Outubro com o falecimento de um dos Diretores do Bap o ✝️"JOELSON ANACLETO" e agora neste mês de Novembro o falecimento do ✝️Pai de um dos nossos membros e bastante conhecido que é o Genildo Lawinsky.

✝️Deus que receba sua alma, perdoando possíveis faltas.

Há pouco tempo descobri que há, entre nossos associados, uma excelente pessoa, que conheci como parte da imprensa, durante os 45 anos que exerci o cargo de Sub-Presidente do Conselho Deliberativo do ECBahia, e das mais diversas Diretorias Executivas.

Tê-lo como companheiro, novamente, será uma honra, Genildo Lawinscky. Infelizmente, soube do falecimento do seu Pai, recentemente, fato que todos lamentamos e rogamos aos ceús a Paz Espiritual para o falecido e à sua família que, na terra, permanecerá para cumprir suas missões.

Sei que aqueles que acompanham estas minhas colunas quinzenais não são leitores cativos, pois raramente recebo “feed-back” desses leitores, passando-me a sua impressão sobre o que escrevi.

Ajudaria muito meu trabalho que faço gratuitamente, mas com muita boa vontade.

Aproveito, para lembrar aos leitores, que façam parte do BAP, que o BAP serve para deleite dos seus associados, mas que ela necessita muito de ajuda e, por isto, peço a colaboração de todos, na forma que puder.

Eu faço a minha parte, de várias maneiras.

ANTÔNIO JORGE MOREIRA GARRIDO - autor

O BAHIA QUE VEJO

NOVO TREINADOR! NOVOS RESULTADOS!

O Bahia passava maus momentos, quando pensou em trocar seu treinador, em setembro último, o Mano Menezes.

Também, já há algum tempo, o Bahia vinha com a idiota política de manter estável o seu treinador do momento, pelo máximo de tempo possível, procurando inovar no Brasil, na contramão do país, em que os demais times, quando notam que não está dando certo com o treinador do momento, trocam por outro, que possa adaptar-se ao nosso clima, à política da equipe, ao grupo como um todo e, principalmente, para adaptar, o elenco que possui, ao sistema tático utilizado pelo novo treinador a ser escolhido, e que pretenderá implantar ao assumir o elenco.

Aliás, esta última exigência será, a meu ver, aquela que determinará sua vinda, ou não e, por isso, deverá se constituir na mais importante.

O plantel do Bahia vem jogando, desde o tempo de Cristóvão Borges, que foi quem primeiro implantou o apoio de dois jogadores do ataque, um pela direita e outro pela esquerda, para recuar e ajudar, e muito, os dois laterais, o da esquerda e o da direita, na sua tarefa de marcação do atacante de beirada do adversário que, geralmente, ao atacar, conta, sempre, com a ajuda do companheiro, lateral situado na sua beirada de campo.

Assim, com esta tática, a intermediária da equipe que está sendo atacada, ficará composta por cinco(5) defensores: os três que compõem, normalmente, a linha de meio de campo, mais os dois “atacantes de beirada”, assim chamados aqueles que no futebol antigo eram os “ponta direita” e o “ponta esquerda”.

Era o trabalho que faziam, no ano passado, Arthur, pela direita, dando o primeiro combate ao adversário, e Zé Rafael, com a mesma função, pela esquerda.

Assim, se a posse de bola pertence ao adversário, a nossa intermediária, ao receber o recuo de 2 “Atacantes de Beirada”, ficará com 5 defensores, mais os 4 zagueiros da defesa, sendo que, por outro lado, quando a posse da bola pertencer à nossa equipe, ela partirá para o ataque contando com a ajuda dos 2 jogadores alas, (laterais direito e esquerdo), completando um ataque com 7 jogadores (os 2 alas, que retornam às suas posições no ataque, os 3 atacantes, mais os 2 laterais).

Pode-se afirmar que a parte da equipe que dá sustentação no jogo, é a “Intermediária”, sempre ajudada pela movimentação dos laterais e alas, compondo um bloco de 07 jogadores, sem contar com os três atacantes (dois meias e um centro-avante.)

Depois de Cristóvão Borges, vários treinadores sucederam, porém nenhum com gabarito para dirigir, tecnicamente, uma equipe como o Bahia, com a torcida exigente, e inquieta, que tem.

No final do ano de 2020, o Bahia já quase rebaixado para a série “B”, pelas horrorosas atuações profissionais do demitido Mano Menezes (não posso mais chama-lo de Técnico de Futebol Profissional) assume o comando técnico Dado Cavalcante, em Dezembro de 2020 ( o Brasileirão de 2020, devido à Pandemia que atacava o País, terminaria já em 2021) o qual salvou o clube de uma desclassificação vergonhosa na série “A”.

Problemas financeiros no Clube, causados pela crise da Pandemia do Covid, provocaram reações dos jogadores, causando derrotas seguidas e atuações horrorosas em campo que, por via de consequências, também determinaram a demissão do bom treinador Dado Cavalcanti.

“Rei morto, Rei posto”, já disse o poeta!

Volta ao posto, um antigo treinador do Clube chamado Guto Ferreira. Já falei mal dele, mas nunca de suas qualidades.

Minhas queixas eram porque ele não refutou a ideia do Presidente Bellintani de contratar 49 jogadores para uma temporada, buscando fazer do Bahia um verdadeiro “Balcão de Negócios”.

Com o elevado número de jogadores contratados, e tendo que colocá-los para atuar, na famigerada “JANELA”, as atividades do Clube passava a funcionar com, no mínimo, três equipes distintas, que eram formadas com aqueles jogadores citados: uma era a Titular + seus Reservas, a 2a era a Aspirantes + Reservas, e uma terceira equipe, que era denominada “Alternativa” (nome RIDÍCULO, para uma equipe de futebol), também composta por Titulares+ Reservas.

O objetivo não era conseguir vencer, e sagrar-se Campeão, de nenhuma delas, se fosse, melhor seria.

Buscava-se revelar talentos que fossem comprados por “x” e vendidos por cerca de “6x”.

Mostrava os atletas em competições oficiais, e amistosos (NUMA VERDADEIRA VITRINE DE JOGADORES), para vender, trocar com volta, quantos jogadores pudesse, para fazer Caixa.

Em 26 de dezembro de 2017, acertou seu retorno ao Bahia pois, em 2016, havia conduzido, tecnicamente, o clube e, pela falta de resultado, naquele mesmo ano, foi demitido.

A sua campanha em 2018 foi péssima, pois foi a temporada que trabalhou obedecendo à Presidência, e ao seu plano de “VITRINE’, para negociação de jogadores, mas chegou a ganhar o título de Campeão Baiano, em 08 de abril de 2018, com dois empates, nas 2 finais, pois o adversário, o Vice eterno, ”Vitória”, durante o campeonato, perdeu para outras equipes fracas, que o Bahia havia vencido.

O Bahia entrou, por isso, nas finais, jogando por 2 empates, pois havia vencido, nas disputas do turno, as fracas equipes para as quais o Vitória havia perdido. Foi o 1o título do Gordiola no Bahia.

Depois sagrou-se, também, Capeão do Nordestão, em disputa de penaltes.

Ainda em 2018, logo após o campeonato, foi demitido em 03 de junho, após uma derrota por 2x0, para o Grêmio, no Campeonato Brasileiro.

Mesmo Campeão, seu trabalho durou 5 meses!

Eu fui um dos seus críticos, nem tanto pelo seu trabalho, mas por ter aceitado a política da Diretoria de “VITRINE DE JOGADORES”, danosa ao nosso clube.

Agora, ela volta, e está obtendo resultados expressivos contra outros clubes, mantendo-se porém, por enquanto, nem tanto pelo seu trabalho, mas muito mais por ter encontrado uma equipe bem montada, com jogadores tarimbados, experientes internacionalmente, mas contratados sem sua intervenção.

Sagaz, como é, deve ter acompanhado a movimentação de contratação do clube, aprovado e ao ser chamado para ocupar a posição, aceitou, prontamente pois, desta vez, não poderia haver a daninha política do “JOGADOR NA VITRINE”.

Essa política rendeu alguns resultados financeiros, para o Bahia, como também para os clubes detentores dos direitos sobre aqueles atletas como, por exemplo, dois jogadores: LEO “PELÉ” e SHAILON, do São Paulo, que atuaram ontem.

Consecutivamente, pela segunda temporada, o Bahia luta para não cair para a Série B, algo que seus resultados obtidos no triênio 2017-2018-2019, jamais poderiam indicar, ao projetar um futuro imediato.

Escolhas erradas para o comando técnico da equipe, e montagem duvidosa do elenco, ajudam a explicar, o insucesso nos dois últimos anos, assim como dificuldades financeiras provenientes da pandemia mais recentemente.

O que afirmo acima poderá ser comprovado apenas pelo simples fato que Gordiola,(apelido“carinhoso” obtido, junto à torcida do Bahia, quando de sua passagem por aqui, em 2018) com sua competência, e experiência, obtida nos três últimos anos que se desligou do Bahia, 2019 a 2021, fez entender que o Bahia necessitava bloquear o ataque adversário pelas duas laterais, esquerda e direita, puxando dois alas, do ataque, para ajudar à nossa intermediária, o que fez o clube, desde sua chegada, somente sofrer um único gol dos adversários, justamente do seu ex-clube, o Ceará.

Se confirmar, pelo 6o ano consecutivo, a sua permanência na Série A, Guto Ferreira será o nome indicado para continuar no cargo, pela sua organização de equipe, vista nos últimos seis jogos, desde que assumiu o Bahia.

Ela é baseada na postura de marcação, dando muito mais segurança defensiva.

Guto sempre demonstrou, na montagem de suas equipes, que prioriza o seu sistema defensivo, o que torna que o time se defenda num bloco compacto e homogêneo.

Adversário, para ele, com a posse da bola, deve sofrer forte marcação, fechando os espaços para o desenvolvimento do ataque adversário, o que provocará erros desse ataque, face a marcação forte, o que proporcionará, para o nosso Bahia, a possibilidade de executar perigosos contra-ataques.

Os resultados são imediatos.

O Bahia, antes de sua chegada, havia sofrido 38 gols em 23 jogos, mas após sua chegada, e a implantação do seu plano de jogo no Brasileirão 2021, só sofreu um gol, justamente da sua ex-equipe CEARÁ.

A verdade é uma só:

Se retornou, é porque deixou as portas abertas quando saiu.

Toda a torcida tricolor, pede, implora, reza, que o treinador consiga levantar a moral da equipe e, tenho certeza que ocorrerá, salve o clube de um rebaixamento no Campeonato.

Continuarei de olho e direi, para vocês,

O BAHIA QUE VEJO!

ANTONIO JORGE M. GARRIDO

AUDITOR INDEPENDENTE

INST.DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL

Membro 2ª Regional sob nº 141- Cadastro Nacional nº 585

IBRACON- INST BRA. DE CONTADORES nº 369

Câmara Auditores Independentes 2ª Regional

BEL.EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Crc. Ba. 2.406

Tel. 71) 99112.1931

Texto (Oficial): Antônio Jorge Moreira Garrido



Assine o Sócio Digital do Esquadrão:

Data: 10 Novembro de 2021

Leia Mais>BapECBahia.Com


Instagram Grupo BAP (Seguir):

https://www.instagram.com/baheaamorpaixao/


GRUPO: BAHÊA AMOR PAIXÃO (FACEBOOK)

NOSSA META: 50 MIL MEMBROS.

SOLICITE SUA PARTICIPAÇÃO;

➡️https://www.facebook.com/groups/baheaamorepaixao/



PÁGINA FACEBOOK - CURTIR

➡️https://www.facebook.com/baheaamorpaixao/

28 visualizações1 comentário

Aviso:

Comentários acima são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião do site BapECBahia.

ESPAÇO DO ANUNCIANTE:

VENHA PARTICIPAR!
VENHA PARTICIPAR!

SOLICITE ADD (71)98811-9051

press to zoom
Mais Detalhes
Mais Detalhes

Josafa Macêdo (71)99256-8752

press to zoom
Seja Membro ParceirAço Bap
Seja Membro ParceirAço Bap

Confira os 03 Planos e seus Benefícios.. Contamos com Vocês!

press to zoom
VENHA PARTICIPAR!
VENHA PARTICIPAR!

SOLICITE ADD (71)98811-9051

press to zoom
1/33
PODCAST-BAP.png