27/OutManuel Pititinga
00:00 / 12:35
71-991232375Participe!
00:00 / 00:11
  • Robson Custódio

Coluna: "O Bahia Que Vejo" Edição 008/Versão 2021 - 07 Julho C/ Antônio Jorge Moreira Garrido

Atualizado: Jul 17

NO FACEBOOK GRUPO BAHÊA AMOR PAIXÃO

NOSSA META É DE 50MIL MEMBROS.

SOLICITE SUA PARTICIPAÇÃO:

➡️https://www.facebook.com/groups/baheaamorepaixao/

COLUNA Nº 08 DE 05.07.2021 Esta coluna reflete minha opinião de como VEJO o nosso clube, em campo e fora dele. O tema dará título à Coluna. Essa opinião será, sempre, apenas,

O BAHIA QUE VEJO!

Favor ler, e comentar no rodapé da coluna, dando-me um retorno do que acham.

A sua opinião me ajudará muito.


"Peço aos que se sentirem satisfeitos, lendo nossa coluna, contribuam com o BAP que, para concretização de seus projetos, necessita da ajuda de todos os Internautas e Membros do Grupo Bahêa Amor Paixão".

Faça como eu, contribua com qualquer valor mensalmente para manter o site BAP no Ar e idealizações dos projetos do Bap, caso pretenda contribuir segue a chave PIX na imagem abaixo;





O BAHIA VOLTOU A SUBIR NA TABELA, E NÃO AGRADA AOS TORCEDORES, AINDA!


PORQUE?


Quem acompanha esta nossa Coluna Esportiva, que publico no BAP, sabe que, vez em quando, sou obrigado a manifestar-me sobre a conduta da nossa torcida.


As torcidas de qualquer equipe, quando atuantes como a nossa, são consideradas o 12º jogador que, durante as partidas, e com seu apoio, faz com que os atletas se encham de brios e produzam, muito mais do que normalmente fazem, movidos pelo impulso que as torcidas proporcionam.

Por outro lado, bons jogadores saem da equipe por imposição da torcida, através suas ácidas e, às vezes, injustas críticas, como poderemos citar alguns exemplos dos excelentes TALISCA, DANIEL ALVES e muitos outros, execrados pelos torcedores.

Notem que inúmeros torcedores dão muito mais valor em examinar os atletas que erraram algum lance, do que aqueles que acertaram no jogo, e fizeram uma boa partida.

Inclusive, alguns tricolores me procuram para, por exemplo, malhar bons atletas, realçando as falhas que, porventura, tenham sido cometidas em campo, do que aquilo de bom que foi executado na partida.

Tomemos, como exemplo, a partida do meio da semana, contra o Palmeiras, (Deca Campeão Brasileiro), no Pacaembú, na casa do adversário, ocasião em que fizemos uma partida fantástica, mesmo perdendo o jogo, quando, com orgulho para todos nós, apresentou uma equipe coesa, com excelente posicionamento em campo, e que dominou o Deca-Campeão Brasileiro, mostrando todo seu poderio.

Mal havia encerrado o jogo, me abordaram para criticar Danielzinho, que, segundo aquele torcedor, não joga nada, e só sabe passar para o companheiro mais próximo, além de, também, já culparem o Goleiro Matheus Teixeira, exatamente, aquele mesmo que pegou os pênaltis contra o Fortaleza e o Ceará, dando o título do Nordestão ao Bahia, há poucos dias, acusando-o de ter falhado no 2º gol do Palmeiras.

Não houve essa falha, na minha ótica e, também, nas de diversas equipes de narradores de TV, que só faziam enaltecer a nossa equipe.

Porque essa posição de NEGATIVISMO, quanto ao que é nosso?

Porque esta perseguição ao treinador DADO, quando jamais o Bahia alcançou esses resultados que está colhendo neste momento?

A seguir, apresento uma estatística inerente às 09 primeiras rodadas, do ano anterior –2020-, e comparativas ao ano corrente de 2021, quando fica demonstrado que nessas nove 09 primeiras partidas, deste ano, o Bahia conquistou mais 40% que os números do campeonato anterior.

Campeonato Brasileiro 2020;

Legendas;

(T)Triunfo, (E)Empate e (D)Derrota 02.05.2020 - Bahia 1 X 1 Botafogo (Rio) - 1ª rodada - (E)

12/08/2020 – Bahia 1 x 0 Coritiba – Pituaçu, – 2ª rodada - (T)

16/08/2020 – Bahia 2 x 1 Red Bull Bragantino – 3ª rodada - (T)

São Paulo 1 x 1 Bahia – Morumbi, em São Paulo – 4ª rodada - (E)

23/08/2020 – Ceará 2 x 0 Bahia – Castelão (CE) – 5ª rodada - (D)

29/08/2020 – Bahia 1 x 1 Palmeiras – Pituaçu – 6ª rodada - (E)

02/09/2020 – Bahia 3 x 5 Flamengo – Pituaçu – 7ª rodada - (D)

06/09/2020 – Internacional 2 x 2 Bahia – Beira-Rio – 8ª rodada - (E)

10/09/2020 - Bahia 0 x 2 Grêmio – Pituaçu – 9ª rodada - (D)

Campeonato Brasileiro 2021;

Legendas;

(T)Triunfo, (E)Empate e (D)Derrota

29.05.2021 – BAHIA 3 X 0 SANTOS - (T)

05.06.2021 – BRAGANTINO 3 X 3 BAHIA - (E)

13.06.2021 - BAHIA 0 X 1 INTER - (D)

17,06,2021 - BAHIA 2 X 1 CEARÁ - (T)

20.06.2021 - BAHIA 0 X 0 CORINTIHANS - (E)

24.06.2021 - BAHIA 2 X 1 ATLETICO PR - (T)

27.06.2021 - BAHIA 2 X 3 PALMEIRAS - (D)

30.06.2021 – BAHIA 3 X 4 AMERICA - (D)

04.07.2021 - BAHIA 2 X 0 CHAPECOENSE - (T)

ESTATÍSTICA 2020:

RESULTADOS----PONTOS TRIUNFOS-------02----------------06 EMPATES--------04-----------------04 DERROTAS -----03---------------- 00 TOTAL-------------------------10 PONTOS

APROVEITAMENTO------2020 = 37,0 %

---------------------------------------

ESTATÍSTICA 2021:

RESULTADOS----PONTOS

TRIUNFOS------04----------------12

EMPATES--------02----------------02

DERROTAS -----03---------------00

TOTAL--------------------------14 PONTOS

APROVEITAMENTO------2021 = 51,8 %

Com DADO, crescemos e obtivemos aproveitamento de 51,8%, na temporada atual, contra a do ano anterior, de 37%, num crescimento, frente àquela temporada, de 40% na pontuação.

E Dado é ruim?

Não sabe treinar?

Jogadas ensaiadas como, por exemplo, o 2º gol de Gilberto, contra o Ceará, na final do “Nordeste”, em Fortaleza, quando a equipe costurou a jogada, com 4 toques, de 4 jogadores diferentes, culminando na finalização de Gilberto, que surgiu do nada, e concluiu para as redes.

Treinado, com certeza, com a equipe, no CT do tricolor.


Outras jogadas aparecem para a torcida, quando menos se espera, em razão dos ensaios do treinador.

Na última partida, contra a Chapecoense, a colocação de Gilberto, no Banco, para entrar na metade do 2º.tempo, também foi, claramente, uma estratégia do treinador, pois como ele vem de partidas sucessivas, anteriores, não tinha o preparo físico ideal, para jogar os 90.

Era evidente que a entrada aos 15/20 ms. do 2º tempo, teria um Gilberto muito mais descansado que seus marcadores, e faria o que fez, um gol num “tiro” de fora da área livre de marcação para, logo após, ter velocidade, para perseguir a bola até a trave e, da lateral, junto ao poste, cabecear para trás, onde estava, já treinado, o Rodriguinho para fazer o 2º gol que, mais tarde, passou a ser o do triunfo.

E eu vejo, leio ou ouço, ainda, as críticas ao nosso treinador, sendo acusado de um crime que jamais pensei que poderia alguém ser acusado : “muito jovem”(!!??)

Nunca mais ouvi, no nossos Grupos, em “lives” do Youtube, ou em qualquer outro lugar, alguém comentar sobre os acertos da equipe, os elogios merecidos, pelos resultados obtidos.

Todos buscam, discutem, comentam ou reparam, os erros cometidos, individuais ou coletivos, acham que jogador tal, ou atleta tal, está horrível, não pode vestir mais a nossa camisa, e outras observações, não menos indevidas e muito injustas.

O pobre do Lucas Fonseca, sem jogar há mais de um mês, ou dois, foi apontado como culpado pelo gol do América mineiro, quando o maior culpado foi o excelente lateral Nino Paraiba que, perdendo a jogada, no ataque, na linha lateral da direita, volto a repetir, no ataque, retornou andando e não acompanhou o atacante mineiro que, entrando na área, onde Nino deveria estar, encontrou o caminho livre, estando Lucas Fonseca, o mais próximo, marcando um centro-avante mas que, num último esforço, tentou se alongar, para evitar o chute fatal do atacante, que invadiu pelo lado direito do Bahia, quando Lucas ainda tentou obstruir seu chute, não conseguindo.


Se discute nos bares, nas esquinas e nas praias, porque não se dispensa Lucas Fonseca?

A nossa torcida, impiedosa para com nossos atletas, logo achou de culpar nosso zagueiro que já atuou em mais de 300 partidas, sempre com galhardia e eficiência.

Se Dado não serve, por ser jovem, imaturo, etc. etc. quem a torcida deseja?

Preferem quem? A volta de Mano Menezes, que não ganhava uma partida?

É incrível, e inexplicável, tal atitude!

Quando foi que o Bahia, desde quando disputa o Brasileirão, por pontos corridos, em sua 9ª partida, ocupava o 6º lugar, na Tabela de Classificação, na frente de grandes equipes nacionais?

E, também, quando foi que o Bahia aplicou goleadas, sucessivas, uma após outra, ganhando por incríveis 7x1, no Campinense, além de 4x0 no Sport Recife, 5x0 no Altos-PI, 4x1 no Manaus, e 4x0 no CRB? Não esquecendo de 5x0 no Guabirá, na Sul Americana.

Quando?

Qual o defeito de Dado? Ser humilde, não ser estrela nacional? Porque é jovem e só tem 31 anos de idade, quando os demais técnicos têm mais do que isso, só de profissão?

Preconceito?

E porque defendo o treinador Dado?

Porque sempre é fácil de notar a sua intervenção, quando o time retorna ao campo, após o intervalo do 1o tempo.

Muito melhor!

É fácil ver jogadas ensaiadas que, anteriormente, não haviam.

Então, o torcedor vai procurar um erro, em qualquer lance da partida, e destrói tudo que foi feito de bom?

Isso tem que ser abandonado pela torcida.

Vamos ressaltar o que temos de bom.

Criticar, sim, porém construtivamente, com aquilo que não concorda, apontando uma ou outra falha e mostrando o erro e como seria para corrigir.

O nosso BAHIA, MERECE!

O nosso treinador atual, é novo, na idade, mas compensa sua falta de maturidade, com sua inteligência, e sabe “ler” o jogo, fazendo a substituição certa, com o que conta no banco.

Continuarei de olho e direi, para vocês,

O BAHIA QUE VEJO!


ANTONIO JORGE M. GARRIDO

AUDITOR INDEPENDENTE

INST.DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL

Membro 2ª Regional sob nº 141- Cadastro Nacional nº 585

IBRACON- INST BRA. DE CONTADORES nº 369

Câmara Auditores Independentes 2ª Regional

BEL.EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Crc. Ba. 2.406

Tel. 71) 99112.1931



<Leia Mais 🇳🇱🅱️🅰️🅿️ECBahia.Com>

Texto site Oficial: BapECBahia.com

Editor: Antônio Jorge Moreira Garrido

Foto: Robson Custódio / Artes RCBAP

Data: 07 de Julho de 2021

CONFIRA MAIORES DETALHES NA NOSSA PÁGINA DA COLUNA:

https://www.bapecbahia.com/coluna

38 visualizações0 comentário